9 de ago. de 2011

RECEITA ESPECIAL TRAMONTINA: Bolinho de Bacalhau com Mandioquinha.



No verão, um chopinho e um bolinho fazem parte do direito à diversão do brasileiro. Mas, no inverno, com o tempo feio, nem sempre surge ânimo para encarar a rua em busca do saudoso quitute do botequim. Aqui, uma receita simples para relembrar a baixa gastronomia dentro de casa. Não esqueça da cerveja.
Ingredientes para quatro pessoas
- 200g de mandioquinha
- 250g de bacalhau dessalgado e desfiado
- 1 colher de sopa de azeite
- Salsa picada
- 1 clara
- Óleo para fritar
Um dia antes, dessalgue o bacalhau. Deixe as postas mergulhadas em água, na geladeira, e troque a água duas ou três vezes em um período de 24 horas. Descasque a mandioquinha e cozinhe até deixá-la bem macia. Escorra a água e passe a mandioquinha no espremedor enquanto ela ainda estiver quente. Numa tigela, misture o bacalhau, a mandioquinha, o azeite e a salsa utilizando uma colher grande. Em outro recipiente, bata a clara em neve. Com cuidado para não desmanchá-la, acrescente a clara batida à mistura com o bacalhau e envolva tudo delicadamente. Pegue a massa e faça os bolinhos.
Coloque o óleo na frigideira e aqueça. Use óleo suficiente para praticamente cobrir os bolinhos. Quanto maior o bolinho, mais difícil de cozinhar o centro. Caso você prefira bolinhos maiores, deixe por mais tempo na frigideira, mas cuide para não queimá-los do lado de fora. Frite os bolinhos. Deixe-os descansar em papel-toalha para retirar o excesso de gordura.

Um comentário:

Pode comentar, nós vamos ver.